- Visão geral
- Itinerário
- Inclui
- Recomendações
- Preço
- Galería
Visão geral
Itinerário
Iquitos é um lugar ideal para os amantes do turismo de natureza e biodiversidade e para aqueles que desejam sentir um contato íntimo com a natureza virgem das florestas amazônicas e do rio Amazonas.
Dia 1: Iquitos Veloz – Sinchicuy Lodge
Receção no aeroporto de Iquitos, de onde será transferido para a cidade. Durante o trajeto, será feito um breve passeio pelos pontos turísticos de Iquitos. Será apresentado ao seu guia turístico especializado e depois seguirá para o cais fluvial de onde começa a viagem para o lodge.
Navegue no Amazonas, o maior rio do mundo, a bordo de barcos confortáveis e seguros. Durante a viagem, será possível observar um panorama maravilhoso, no qual a magnificência do Amazonas se abre através da exuberância da selva, onde aldeias pitorescas com a sua cor e alegria particulares aparecem nas margens do rio.
Chegada ao Amazonas Sinchicuy Lodge (18 milhas a NE de Iquitos). O nosso alojamento de estilo nativo está rodeado de árvores, plantas e flores, um verdadeiro jardim tropical onde abundam aves e borboletas.
Enquanto o seu guia naturalista especializado explica sobre as instalações do lodge e as actividades que estão por vir, o nosso pessoal irá servi-lo com uma refrescante “bebida de boas-vindas” feita com frutas exóticas regionais (camu-camu, cocona, copoazu, outros).
Circuito ECOCULTURAL (Ecossistema da Bacia Hidrográfica do Sinchicuy): Caminhada curta ou passeio de canoa à tarde – dependendo da estação do ano – até “Nuevo Peru”, onde se estabeleceu uma comunidade Yagua.
Os Yaguas são um dos grupos étnicos mais antigos da floresta amazónica, descobertos por Francisco de Orellana na sua primeira exploração do rio Amazonas. A visita a este povo simpático permitir-lhe-á conhecer os seus costumes, ver o seu vestuário único feito de fibras de palmeira e até experimentar a sua “pucuna” ou zarabatana.
Almoço. Aviso: As especialidades gastronómicas do Amazonas Sinchicuy incluem frutos do rio e do campo. Filés de dourado (Brachyplatystoma flavicans) guarnecidos com molho de cocona (Sissiliflorum), palmito fresco, feijão, mandioca frita e banana são uma delícia. Não duvide em pedir a receita ao chef!
À tarde, procederá a uma caminhada etnobotânica numa trilha onde poderá identificar algumas espécies do reino vegetal (Unha de Gato, Cana Azeda, Copaíba, Aguaje e até Ayahuasca, o cipó alucinógeno).
Visita à “casa do pajé” para conhecer as particularidades da flora regional e as suas aplicações.
Visita às terras de Santa María del Ojeal, onde se pode ver um espremedor de cana-de-açúcar artesanal e um pomar de frutas, e passeio por uma aldeia típica nas margens do Amazonas.
Poderá interagir com os habitantes ao passar pelas suas casas típicas, escolas, igrejas e lojas; verá também os projectos de desenvolvimento sustentado da comunidade que são possíveis graças ao apoio do ecoturismo.
- Regressando ao lodge, poderá deliciar-se com um belo pôr do sol amazónico.
- Excursão nocturna / Lendas da Amazónia…
- Passeio noturno de canoa ou caminhada para sentir a selva depois de escurecer. Regresso ao lodge. Jantar.
- Depois de saborear uma deliciosa refeição, o guia entretê-lo-á com contos e lendas dos ricos mitos amazónicos.
- Além disso, se o desejar, o nosso pessoal partilhará consigo um momento de música e canto.
(L/D)
Dia 2: Amazonas Sinchicuy Lodge / Yanayacu / Iquitos
Observação de aves: Durante as primeiras horas da manhã (entre 5 e 6) é o momento mais apropriado para observar muitas das espécies de aves que se alimentam nas margens do rio ou nas plantações de produtos locais nas proximidades. O seu guia aconselhá-lo-á sobre a hora exacta desta atividade.Pequeno-almoço.
Sumos de fruta fresca e compotas de produtos locais (laranja, melão, cocona), bem como refeições quentes e bebidas para começar o dia. Após o pequeno-almoço, embarcaremos no barco que nos levará à outra margem do rio Amazonas ou “huashalado”, como é conhecido localmente.
Circuito FLORA E FAUNA (Ecossistema da Bacia do Yanayacu)
Durante a viagem de aproximadamente 90 minutos até Yanayacu (de barco e a pé), teremos a possibilidade de avistar botos, personagens principais de contos fantásticos e lendas contadas pelos ribeirinhos.
Chegada à aldeia de Huashalado, de onde se fará uma pequena caminhada até o rio Yanayacu, onde outro barco estará à espera para continuar a excursão no que é conhecido como o “Reino das Árvores Gigantes”, nome dado devido ao tamanho alcançado por alguns espécimes de árvores, entre elas a “lupuna” ou ceiba.
Este é o lugar preferido dos pássaros, já que é no rio que eles encontram os peixes e os frutos que crescem nas suas margens; além disso, o bosque espesso oferece as possibilidades ideais para a nidificação.
Com um pouco de sorte, também é possível avistar macacos que se movimentam nas copas das árvores ou talvez uma preguiça pendurada num galho, mimetizando e tornando quase impossível ser vista.
Depois de fazer uma paragem para almoço (box lunch) no nosso segundo lodge, Tambo Yanayacu (38 milhas a nordeste de Iquitos), o seu guia irá pedir-lhe para participar na cerimónia de plantação de árvores na zona de reflorestação perto do lodge. Mais tarde, antes de regressar a Iquitos, terá a oportunidade de pescar piranhas e outras espécies no rio, ao estilo nativo. (B/L)
Dia 3: Iquitos – Lima
Após o pequeno-almoço no lodge, partida de volta a Iquitos para embarcar no voo de regresso a Lima. (B)(B) Pequeno-almoço, (L) Almoço, (D) Jantar